fbpx

PL que estabelece piso nacional do farmacêutico é aprovado em comissão da Câmara

O Projeto de Lei (PL) 1559/2021, que estabelece o piso salarial para farmacêuticos, foi aprovado na manhã desta quarta-feira (13/7) na Comissão de Seguridade Social (CSSF) da Câmara dos Deputados. O parecer do relator, deputado Ricardo Silva (PSD-SP), foi aprovado por todos os presentes, com exceção da deputada Adriana Ventura (Novo-SP), que foi contrária.

O projeto prevê remuneração mensal mínima de R$ 6,5 mil para profissionais legalmente habilitados e no exercício da profissão farmacêutica. Também institui acréscimo de 10% aos responsáveis técnicos.

O PL tramita em caráter conclusivo – ou seja, além da CSSF, agora precisa ser analisado pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Somente em caso de divergência entre essas comissões, ou com recurso assinado por 52 deputados, o texto é enviado para votação no plenário.

Única divergente na CSSF, Ventura levantou os mesmos questionamentos que ela e seu partido fazem em relação à PEC da Enfermagem: a ausência de um estudo sobre a forma de financiamento e meios de garantir o aumento à categoria.

“Isso está colocando em risco a própria continuidade do trabalho de vocês e de muitos empregos. É preciso de um estudo que mostre como isso vai ser pago, que as farmácias podem fazer isso”, afirmou a parlamentar.

Apesar disso, a tendência é que o projeto não encontre muita resistência nas outras comissões e siga o mesmo caminho que seguiu o PL que aprovou o piso da enfermagem.

No entanto, devido às etapas de tramitação que ainda precisam ser cumpridas, é improvável que os projetos sejam aprovados na Câmara dos Deputados antes do recesso de meio de ano. Também será difícil o avanço das proposições antes das eleições, uma vez que em agosto e setembro a Câmara deve funcionar apenas algumas semanas em esquema de “esforço concentrado” para votar apenas matérias prioritárias.

Fonte: JOTA. Leia matéria completa.

Compartilhe este post:

Você também pode gostar de ler: