fbpx

Chat GPT: uso de ferramenta de inteligência artificial para auxiliar na área administrativa é analisada por TJMG

Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) apresentou uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para auxiliar magistrados, servidores e colaboradores da área administrativa na redação de textos e documentos. A plataforma, apelidada de Sistema Assistente Virtual de Inteligência Artificial (SAVIA), é baseada no Chat GPT – uma tecnologia projetada para ser capaz de gerar textos de forma autônoma similar a um escrito por um ser humano.

A nova tecnologia, que ainda não foi implantada, foi apresentada ao presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, no final do mês passado.

O objetivo é que a ferramenta SAVIA auxilie no desenvolvimento de atividades administrativas do tribunal, especificamente nos departamentos que produzem textos de forma repetitiva, deixando o trabalho mais eficiente. Dessa forma, deve ser usada futuramente para ajuda na redação de e-mails, portarias, resoluções, relatórios e textos em geral. Caberá, então, ao usuário realizar as correções que julgar pertinentes.

De acordo com o TJMG, a ferramenta será apenas testada e ainda não tem uma data definida para o uso efetivo, uma vez que o serviço ainda não foi disponibilizado para o mercado pela OpenAI, empresa que desenvolveu o Chat GPT.

O que é Chat GPT?

O Generative Pre-Training Transformer (GPT), o Chat GPT, faz uso de uma grande quantidade de textos disponíveis na internet e, com isso, é ferramenta de inteligência artificial utilizada para gerar diálogos virtuais.

É um modelo de IA de 3ª geração (GPT-3), criado pela OpenAI, que usa uma técnica de processamento de linguagem natural (PLN) do tipo autorregressiva. Para isso, utiliza dados e informações disponíveis na internet. Como a tecnologia usa 175 bilhões de parâmetros de aprendizagem, ela não precisa usar dados e informações dos usuários. Nesse sentido, garante-se a proteção de dados estabelecida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Uma de suas principais vantagens é, por exemplo, a sua capacidade de responder perguntas, escrever histórias, descrever imagens e, além disso, o Chat GPT pode aprender com as conversas que tiver e se adaptar a vários contextos.

Compartilhe este post:

Você também pode gostar de ler: