fbpx

Câmara aprova projeto que incentiva pesquisas sobre a Covid-19

A Câmara dos Deputados aprovou, por 412 votos a 19, o substitutivo do PL 1208/2021, que cria o programa Pró-Pesquisa-Covid-19 enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19. 

De autoria do deputado Carlos Jordy (PSL-RJ) e relatado em plenário pela deputada Soraya Santos (PL-RJ), o projeto tem como objetivo incentivar empresas a doar recursos próprios, dedutíveis do Imposto de Renda, a instituições de pesquisa e desenvolvimento de produtos para reduzir os efeitos sanitários da Covid-19. 

A relatora estabeleceu no seu substitutivo limites para que o benefício fiscal não corra o risco de ficar concentrado em poucas empresas. As empresas passam a ter um teto de 30% do imposto de renda devido que pode ser compensado por meio do benefício fiscal. Este teto passa a ser de 50% no caso das empresas do setor de saúde ou de medicamentos.

O Ministério da Ciência e Tecnologia ficará responsável por toda a prestação de contas dessas doações, além de cuidar da definição dos critérios para eleger quais projetos podem receber os recursos do programa. A proposição limita os efeitos financeiros da dedução de imposto a R$ 1 bilhão entre este ano e o próximo.

A proposta cria uma alternativa para incentivo à pesquisa. No orçamento federal deste ano as verbas ficaram comprometidas. A área de Ciência e Tecnologia teve o segundo maior corte de orçamento em relação a 2020. 

O projeto ainda precisa ser apreciado pelo Senado.

Fonte: JOTA. Leia matéria completa.

Compartilhe este post:

Você também pode gostar de ler: